terça-feira, 12 de novembro de 2013

Audiência publica foi realizado e Guarantã do Norte para discutir o novo traçado da MT 322


A Audiência realizada na noite da segunda-feira (11) no município de Guarantã do Norte/MT foi para tratar sobre a abertura e pavimentação asfáltica de uma nova estrada que liga o município de Matupá ao município de Alta Floresta deixando fora do traçado os municípios de Novo Mundo e Guarantã do Norte.

Na audiência estiveram presentes os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) que foi o requerente, Deputado Pedro Satélite (PSD), o representante do Governador do estado, Aroldo Souza, prefeita de Guarantã do Norte Sandra Martins (DEM), prefeito de Novo Mundo José Hélio Ribeiro da Silva (PSB), vereadores de Guarantã do Norte e Novo Mundo, população dos dois municípios e clube de serviços estiveram presentes na audiência.
O novo traçado proposto pelo Estado é que, a MT-322 nasce no entroncamento da BR-158, município de Ribeirão Cascalheira, passando pela cidade de São José do Xingu até Matupá, onde seria feito um entroncamento para a cidade de Carlinda, excluindo, assim, Guarantã do Norte e Novo Mundo.
Durante a audiência publica foi entregue uma carta aberta, pelos clubes de serviços e também pelos vereadores, prefeitos dos dois municípios, Deputados presentes e a sociedade, para ser entregue ao governador pedindo que ele não mude o traçado da MT 322.
Segundo o Deputado Dilmar, há muito tempo se tem um entendimento na Assembléia Legislativa desde 2011 quando se iniciou a discussão do MT integrado e a Assembléia sempre teve a preocupação de manter o atual traçado. “Há poucos dias atrás veio esta renovação de uma possível mudança do traçado da MT 322. O próprio Governador em todas as suas conversas ele afirmava que Guarantã do Norte e Novo Mundo, jamais ficariam de fora”, disse o parlamentar.
Em seu discurso o Deputado Pedro Satélite disse que esse novo traçado que exclui os dois municípios, esta sendo proposto simplesmente para beneficiar meia dúzia de fazendeiros. “O governador já deu a sua palavra e tenho certeza de que, ele não irá voltar atrás”, apostou o deputado.
O representante do Governador afirmou que o chefe do estado afirmou e pediu que ele transmitisse a noticia que o traço continua e que para se mudar uma rota desta se faz necessário da aprovação da maioria na assembléia legislativa e que os deputados já sinalizaram que não querem a nova mudança.
A Prefeita Sandra Martins, disse que a audiência foi muito importante, onde cada um dos presentes pôde colocar seus posicionamentos e a importância que é este traçado para os municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo. “O que queríamos era garantir a MT 322 passando por nosso município, já que aqui há um grande potencial na agricultura e pecuária”, afirmou a Prefeita.


Fonte: Célio Ribeiro [Roteiro Noticias]

Projeto de Lei do Legislativo autoriza maquinários da Prefeitura trabalhar em propriedades rurais


O Projeto de Lei 017/2013 do Legislativo de autoria do vereador Zilmar Assis de Lima, tendo como co-autores os vereadores Marcelo Lima de Medeiros (Dedé); Adão Souza de Oliveira e Zélia Terezinha Scandolara autoriza o poder executivo municipal disponibilizar as máquinas da prefeitura (trator de pneus, trator de esteira, patrol, pá carregadeira, retro escavadeira e caminhões) bemcomo seus operadores, para prestar serviços em propriedades particulares rurais.

Os serviços a serem realizados terão um custo único e exclusivo equivalente ao valor do combustível a ser consumido para realização dos serviços a serem prestados. O interessado em receber os serviços deverá efetuar o recolhimento prévio aos cofres do poder público correspondente a quantidade de horas a ser utilizada pelas referidas máquinas que trabalharão na execução dos serviços.

O Chefe do Poder executivo poderá expedir Decreto especificando os valores a serem cobrados bem como regulamentar como serão prestados os serviços.

O vereador Zilmar explicou que está é uma forma de incentivar os produtores rurais oferecendo melhorias das condições de trabalhos em suas propriedades e ao mesmo tempo garantir a legalidade para a prefeitura poder efetuar essas ações em benefício ao homem do campo.

“Até hoje nós não tínhamos nenhuma Lei que regulamentasse as ações para o poder executivo executar qualquer serviço em propriedades particulares. Agora com esse Projeto de Lei o município terá legalidade para realizar as ações em apoio aos nossos produtores rurais. Assim, os nossos produtores poderão se beneficiar com serviços de gradagem de áreas para plantio, formação de capineiras,silagem, melhorias em estradas de acesso dentro das propriedades e até mesmo cascalhamento em mangueiras que é uma grande dificuldade para muitos produtores de leite. Claro que tudo isso vai ser de acordo com a disponibilidade das máquinas da prefeitura que tem suas prioridades. Esse Projeto é um grande avanço para ajudar o homem do campo que muito contribui para o crescimento da nossa economia e para o desenvolvimento do nosso município”. Disse Zilmar.


FONTE: EUGÊNIO CAFFONE

Pioneiros da Linha 38 São Homenageados pela Câmara de vereadores


Familía  Wigand Lewim.
A Câmara Municipal de vereadores, durante a realização da 2ª Sessão itinerante, realizada no Pavilhão de festas da Comunidade Santa Luzia, homenageou famílias pioneiras da referida comunidade. Receberam Moção de Aplauso aprovada pelos vereadores as seguintes pessoas: Wigand Lewin, pioneiro e residente na comunidade Santa Luzia desde o ano de 1.988. Participou das atividades políticas na emancipação do município elegendo-se vereador no ano de 1.988 exercendo seu mandato de 1.989 a 1.992. Entre suas principais atividades como vereador deve se ressaltar a ampliação e construção em alvenaria do prédio da Escola Boa Esperança. Também recebeu Moção de Aplauso o pioneiro Jorge Pilati este veio para Guarantã no ano de 1.979 aqui se casou com Marlete Saiber os quais tem os filhos: Jorge André, Jean Norberto, Geovane Cesar e Gabriel Henrique. Outra homen

família marcondes
ageada foi a pioneira Evelina Eing que veio para Guarantã do Norte no ano de 1980 trabalha na agricultura, pecuária e suinocultura, Evelina tem 06 filhos, 13 netos e 03 bisnetas. A pioneira Ester Amâncio Marcondes veio para Guarantã do Norte na companhia do saudoso esposo José Marcondes Filho no ano de 1979. A família resistiu aos desafios do desbravamento e persiste até hoje morando na região e contribuindo com o desenvolvimento do município nos mais diversos setores.

 família Jorge Pilati
O presidente do poder legislativo vereador Zilmar Assis de Lima, ressaltou que esta moção de aplauso é o reconhecimento do poder legislativo às pessoas que ao longo de décadas vêm construindo o desenvolvimento do município. Zilmar disse que todas as famílias contribuíram e contribuem e que estas quatro famílias homenageadas foram escolhidas representando os pioneiros da comunidade. “Esta é uma forma de incentivo e reconhecimento da Câmara Municipal pela luta destas pessoas que ajudam a construir nosso município”. Disse Zilmar.
Família Srª Ervelina