Em audiência com o Secretário Estadual de Educação Ságuas Moraes de Souza agendada pelo deputado Pedro Satélite e com a participação do deputado, os vereadores reivindicaram do secretário a construção de calçadas no entorno das escolas estaduais, primeiro para garantir espaço seguro para os alunos transitarem, segundo que os vereadores alegam que para se cobrar da população a construção de calçadas no passeio público é necessário que o poder público de exemplo e faça a parte que lhe cabe.
Os legisladores também reivindicaram a reforma da Escola Estadual Irany Jaime Farina, no Bairro Cotrel. Os vereadores justificaram que a referida escola desenvolve um trabalho primoroso e pioneiro, sobretudo na valorização e experimentos em atividades ligadas a produção agrícola e pastoril visando melhorias na qualidade de vida das famílias que moram e sobrevivem da produção no campo. A melhoria nas condições físicas do estabelecimento de ensino além de justa será um incentivo a mais para a unidade escolar continuar desenvolvendo suas atividades com qualidade pioneirismo e entusiasmo.
REUNIÃO com benedito Cezar, secretário da funai |
REUNIÃO com benedito Cezar, secretário da funa
Ainda com o secretário estadual de educação os vereadores solicitaram recursos para construção de duas escolas para os índios Panarás, uma escola na Aldeia Nacepotiti que tem aproximadamente 300 crianças freqüentando as aulas e outra na Aldeia Sawkauê que possui 35 alunos. Os vereadores justificaram que se trata de uma questão de respeito aos povos que foram os primeiros habitantes de nossa região e que após sofrerem as trágicas conseqüências da chegada da civilização, hoje lutam pela sobrevivência. Nesta luta pela sobrevivência e pela educação dos filhos vemos as imensas dificuldades das crianças das aldeias Nacepotiti e Sawkauê. Estas crianças freqüentam escolas construídas de pau a pique cobertas de palha onde no período das chuvas os transtornos são enormes. Crianças se molhando e molhando materiais, não há espaço adequado para instalação do laboratório de informática, nem há cozinha ou refeitório. Em dias chuvosos estas escolas vivem dias de calamidade.
vereadores mantiveram audiência com a deputada Luciene Bezerra que agendou audiência com o coordenador regional da FUNAI, Benedito Cesar Garcia Araujo. Dois assuntos predominaram na pauta, a viabilização de recursos para construção da Casa do Artesão e a Implantação do CASAI, várias outras melhorias para os povoes indígenas também foram discutidas com o coordenador da FUNAI. Os vereadores estão entusiasmados com a implantação do CASAI (casa de apoio a saúde indígena) neste sentido os vereadores conseguiram o apoio do deputado federal Eliene Lima que deverá efetuar as articulações políticas para viabilizar a implantação do projeto. Os vereadores consideram esse projeto importante, pois são recursos que virão para o município destinados a priorizar o atendimento a saúde dos povos indígenas. Os vereadores explicam que a implantação do CASAI contribuirá para desafogar o hospital municipal.
Na quinta-feira à noite acompanhando a prefeita Sandra Martins, os quatro vereadores estiveram em audiência com o deputado federal Wellington Fagundes onde dois assuntos foram pauta principal. Um deles trata-se da passagem urbana que tanto podem ser passarelas, túneis ou trincheiras. O aumento do trânsito especialmente de veículos pesados a cada dia é mais intenso, o que vem causando mais transtornos e colocando em risco a vidas das pessoas que necessitam atravessar a BR 163 na maioria dos casos várias vezes ao dia. Ocorre que já existe um projeto pronto para a duplicação da BR 163 entre Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. O referido projeto contemplou os município de Peixoto e Matupá com túneis, porém para o município de Guarantã o projeto não contempla nenhum tipo de travessia, neste sentido a prefeita Sandra Martins e os vereadores pediram ao Deputado Wellington que interceda junto ao DENIT para que sejam destinados túneis ou passarelas para o município de Guarantã do Norte. Nesta mesma audiência, o vereador Davi Marques protocolou requerimento aprovado em plenário por todos os vereadores solicitando a realização de uma audiência pública em Guarantã do Norte para discutir a implantação do Campus da UFMT no município. O deputado garantiu a realização da audiência em data ainda a ser definida.
Em Cuiabá os vereadores realizaram uma maratona aos gabinetes dos deputados principalmente reivindicando pavimentação asfáltica para os Bairros Cidade Nova e 13 de Maio.
O Bairro Cidade Nova de Guarantã do Norte originou-se através do projeto de colonização do INCRA no ano de 1.987, 26 anos já se passaram desde a sua criação e até hoje não há uma única rua pavimentada mesmo o referido bairro localizando-se na região central da cidade onde aproximadamente 20% dos habitantes do perímetro urbano residirem nele e 90% de seus habitantes serem trabalhadores assalariados.Através do “Programa do Governo Federal PAC II Segunda Etapa” o bairro estará recebendo drenagem em quase toda sua área, porém a parte a ser contemplada com pavimentação se resume a duas ruas interligadas entre si o que corresponde a menos de 20% das ruas do referido bairro.
Diante do exposto os vereadores protocolaram as seguintes reivindicações: Ao presidente da Assembléia deputado José Geraldo Riva os vereadores pediram ação do deputado no sentido de canalizar recursos para pavimentação da Rua das Copaíbas e suas interligações. Ao deputado federal Wellington Fagundes os vereadores pediram ação política do deputado a fim de viabilizar recursos para pavimentação da Rua dos Pequizeiros e suas interligações. Ao deputado federal Valtenir Pereira os vereadores protocolaram documentos pedindo apoio de viabilizar recursos para pavimentação da Rua Flamboyants e suas interligações.
Ainda com o presidente da Assembléia e ao deputado Pedro Satélite, os vereadores protocolaram oficio pedindo a viabilização de materiais e equipamentos para aplicar lama asfáltica nos trechos de asfalto do perímetro urbano que necessitam dessa aplicação para terem mais durabilidade.
Aos mesmos deputados os vereadores protocolaram ofício requerendo equipamentos para que a secretaria municipal de agricultura possa atender melhor as necessidades da agricultura familiar. Neste sentido os vereadores pediram ação política dos deputados para viabilizar os seguintes equipamentos: 03 (três) Grades com Controle; 03 (três) Calcareadeira de 2,5 toneladas; 05 (cinco) Pulverizadores de 500 litros hidráulicos, 05 (cinco) Grades Niveladora; 04 (quatro) Plantadeiras de Milho; 01 (uma) Plantadeira de Arroz com Disco de Corte; 03 (três) Carretas Basculantes de Sete Toneladas; 03 (três) Ensiladeiras; 04 (quatro) Tanques de Cinco Mil Litros com Bomba de Sucção e Aspersão para esparramar Esterco.
No sábado dia, 06 as 06h30min os vereadores junto com a prefeita Sandra Martins e com o deputado Pedro Satélite foram recebidos pelo governador, em sua residência na cidade de Matupá. Na ocasião diversos assuntos foram discutidos, entre os quais a possibilidade da criação de um hospital regional em Guarantã do Norte. A prefeita pediu ao governador a recuperação da MT 419 que liga Guarantã do Norte a Novo Mundo. Em resposta o governador disse que essa recuperação será para breve e que seu projeto é também construir de concreto as duas pontes que atualmente são de madeira. A prefeita pediu também ao governador que interceda junto aos órgãos federais para que o projeto de duplicação da BR 163 contemple Guarantã do Norte com Passarela ou mesmo túneis. O governador demonstrou sensibilidade e prometeu fazer o que for possível para que Guarantã seja contemplado.
Os vereadores Zilmar, Davi, Dedé e Adão protocolaram com o governador ofícios pedindo pavimentação asfáltica e lama asfaltica. Quanto à pavimentação o governador se comprometeu a ajudar com os programas que estão em desenvolvimento, sobre a lama asfáltica o governador disse que essa parceria é possível fazer com o município. Os vereadores pediram também ao governador a liberação de óleo diesel para a recuperação de estradas vicinais, o governador prometeu destinar ao município entre 10 a 15 mil litros de óleo diesel já para os próximos dias.
Os vereadores estão entusiasmados com o resultado das audiências apesar de saberem que alguns destes projetos deverão levar algum tempo até se concretizar. Outro fato que muito animou os vereadores foi a liberação dos recursos atrasados da saúde o que vai ajudar o município a melhorar o atendimento aos usuários.
Por Eugênio caffone lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário